quarta-feira, 25 de maio de 2016

MICROONDAS APRENDA USAR E COMO ELE FUNCIONA ,TUDO PARA SUA SEGURANÇA E MELHOR DURABILIDADE DO SEU APARELHO

                                                        Cuidados com seu Forno Microondas!



Escrito por

Como funciona o forno microondas?

O funcionamento do forno de microondas baseia-se na agitação em “vai e vem” das moléculas polares.
As microondas são ondas eletromagnéticas que oscilam com frequências muito elevadas (cerca de 2 450 000000 vezes por segundo) e são geradas por um magnetron.
Quando estas ondas penetram no interior de materiais que contêm moléculas polares, estas oscilam em “vai e vém” sofrendo colisões e transformando em calor a energia que recebem das ondas.
Como a molécula de água é polar, tudo o que na sua constituição contiver água líquida -como a maioria dos alimentos – aquece com muita eficiência nomicroondas.
Por isso os alimentos cozinham no microondas mas o prato de vidro onde se encontram pode permanecer frio ( isso só não acontece , porque o prato está em contato térmico com os alimentos e portanto aquece à medida que os alimentos aquecem).

As microondas podem sair pela janela da porta?

Nós vemos o prato dentro do microondas porque a luz(radiação eletromagnética) atravessa a janela.
Será quehá perigo das microondas também poderem sair por essa mesma janela?
A resposta é negativa.
Se olharmos mais atentamente para a janela do microondas notamos que ela se encontra completamente coberta por uma rede metálica repleta de pequenos buracos.
As ondas eletromagnéticas penetram pouco dentro dos condutores eléctricos.
E se os condutores forem constituídos por uma malha de orifícios só a radiação com comprimentos de onda muito inferiores às dimensões dos orifícios é que conseguem penetrar. É esta a diferença !.
As microondas têm comprimentos de onda da ordem do centímetro e por isso não atravessam a rede metálica que cobre toda a janela; pelo contrário a luz com comprimentos de onda cerca de dez a cem mil vezes mais pequenos passa sem dificuldade pela dita rede, vemos por isso os alimentos aquecer.

Nunca ligar o microondas sem colocar no seu interior água.

Não necessariamente um copo de água. Basta a água que se encontra presente nos alimentos. Mas não deve ligar o microondas, por exemplo, só com impacto vazio no seu inteiro
As microondas são geradas num magnetron. Essas ondas eletromagnéticas seguem por um guia de ondas até ao interior do forno.
Caso não exista qualquer alimento no seu interior que dissipe essa energia, pode aumentar até a um nível que faça com que as ondas eletromagnéticas seja reflectidas de volta para o magnetron podendo avariá-lo.

Porque é difícil cozinhar “Ao Sal” no microondas?

Quando se cobre completamente com sal de cozinhas um alimento para o confeccionar “ao sal”, a crosta de sal que se forma é em geral boa condutora eléctrica.
Forma com isso um escudo que dificulta a penetração das microondas: o peixe irá cozinhar mais lentamente.
É como se colocássemos um alimento embrulhado em papel de alumínio como na receita da batata; o sal funciona como uma gaiola eletricamente isolante (gaiola de Faraday).

Cuidado ao aquecer líquidos em recipientes muito lisos

Quando se aquecem líquidos no microondas em recipientes muito lisos, por exemplo de vidro de elevada qualidade, pode dar-se um fenómeno de sobreaquecimento.
Quando aquecemos água A pressão atmosférica, a temperatura não sobe acima dos 100 ºC, porque a essa temperatura a pressão de vapor da água é igual à pressão atmosférica e podem formar-se bolhas de vapor que vão libertando o calor fornecido.
No entanto em recipientes polidos no microondas pode não existir o “motor de ignição” que origina o aparecimento das primeiras bolhas de vapor . Nesse caso a água pode aquecer demasiado sem ferver.
Este processo é perigoso – só falta a faísca para se dar a explosão – que em geral é desarmada pelo retirar do recipiente do microondas ou pela introdução do saco de chá na água: nesse momento a água ferve toda de uma vez com tal violência que em geral sai toda do recipiente podendo provocar graves queimaduras.
FONTE:FACIL.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário